O primeiro jogo de portal pelo que eu li foi lançado em um pacote do jogo "Half-Life 2" chamado "Orange Box" Pela "Valve Interative". Com certeza a empresa não sabia que iria fazer tanto sucesso. Foi um jogo sem muitas expectativas que gerou milhares de fãs.
O jogo começa quando a personagem Chell (que nos controlamos) aparece em uma das salas da empresa "Aperture Laboratories". Ao sair da sala ela é recepcionada pela voz de uma IA (inteligencia artificial) chamada "GlaDOS", que nos diz que vamos fazer alguns testes (alguns complicados demais u_u) e se completarmos todas as fases iremos ganhar como recompensa um bolo.
Começamos então os testes e no decorrer do jogo conseguimos a "Portal Gun" uma arma capaz de fazer duas aberturas em lugares diferentes, e quando entra em alguma abertura a pessoa sai na outra abertura criada. (deu para entender né? por isso que o jogo se chama portal)
(Explicação que fiz \õ/)
E é isso, vamos passando das fases quando "GlaDOS" mostra ser uma IA maléfica (muahahaha) por que começamos a desconfiar e a desobedecer as ordens dela, até que no final do jogo nos a enfrentamos e desativamos o seu sistema e o jogo termina depois que Chell é jogada na superficie (a empresa é toda debaixo da terra pelo que vi).
O que aprendi com o primeiro jogo de portal? -----> THE CAKE IS A LIE!
Ps: esse é um resumão só do 1º game de portal devido o segundo jogo ser muito (muitooo mesmo) maior e mais complicado do que o primeiro, com mais surpresas, mais fases e maior elaboração no enredo. Vou fazer depois um resumão do 2º (quando me der vontade >=). Até mais.